quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

No Alvo Certo?


Mas como é bom ver as obras de Deus se concretizando em nossas vidas, não?! Como é bom ver Seus milagres, o Seu agir poderoso e sobrenatural, querer a cada dia fazer parte de Sua poderosa obra de redenção para o mundo... E os sonhos?! Ah, os sonhos... O que é um sonho senão uma visão deslumbrante de uma gotinha do que Deus tem preparado para nós? Bom... Quais são os seus? Eles condizem com a vontade do Pai? Sabe, há cerca de um ano atrás aconteceu-me algo muito interessante com relação a meus sonhos para o Reino através da minha profissão: em uma votação de roteiros para fazer o curta-metragem da turma, o meu foi escolhido... Era uma história com duração média de 4 minutos, contando a história de uma garota que havia buscado em tudo para tentar preencher o vazio em seu coração, mas não conseguiu; desesperada, ela então resolve tirar sua própria vida... Quando "alguém" a impede de se matar e, assim, a salva e a purifica. Uma metáfora para a vida de cada um de nós, e como Jesus pode nos salvar do abismo se assim lhe permitirmos.

Como se não bastasse a grande bênção de ter esse roteiro gravado, além de roteirista eu também seria uma dos dois diretores do curta-metragem, ou seja: a maior autoridade criativa naquela produção era minha, e a maior responsabilidade também. Parecia perfeito!

Começaram as reuniões de pré-produção, os problemas, a correria de sempre. E enquanto eu decidia com meu parceiro de direção sobre locações, figurinos, fazíamos "barracos" sobre orçamento e quem iria pagar os gastos exorbitantes de uma produção que já estava saindo de controle... Uma colega ao meu lado resolvia se embriagar pelo que me pareceu a sua primeira vez; ofereci com palavras minha amizade a ela, mas em todas as vezes que ela me convidou para sairmos juntas, minha cabeça estava tão ligada em outras coisas que eu acabava por recusar, deixar pra depois... Quando o cãozinhho dela morreu e ela chegou quase chorando na sala, o máximo que fiz foi pedir a um amigo para ir consolá-la, ao invés de eu mesma o fazer. E por quê? Porque eu estava tão cegamente focada em minha "missão maior" de mostrar o Amor de Deus através do meu filme, que acabei por esquecer de demonstrar esse Amor através da minha vida. Resultado: tivemos centenas de problemas de produção e pós-produção, o filme não ficou pronto até hoje... E eu perdi contato com a garota.

Mas como é fácil acharmos que estamos fazendo uma obra a Deus só porque colocamos o nome dEle ali; como é fácil mentirmos pra nós mesmos: sonhamos em sustentar os famintos, contribuir com a propagação do Evangelho em terras não-alcançadas, mas quando alguém ao nosso lado necessita de um apoio nós simplesmente fingimos não ver, preferimos nos focar insistentemente nas nossas "grandiosas" obras dizendo a nós mesmos que estamos batalhando em prol de algo muito maior, como se Deus olhasse por quantidade e não pela qualidade da ajuda, ou como se ajudar quem está perto fosse tarefa "de outro" e a sua fosse apenas quem está longe. E não falo apenas de evangelização, de falar de Cristo para aqueles que não conhecem... Estou falando de amor ao próximo, sendo ele perdido, sendo ele salvo.

 Em I Aos Coríntios 13 vemos Paulo exortando os crentes de Corinto sobre a importância do Amor acima de todos os dons espirituais. Independente do dom "Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos..." (v. 1), independente da ação altruísta "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres" (v.3) isso não vale nada se não houver amor. Sem amor, nossa busca desenfreada por sonhos e objetivos, independente do quão bondosos sejam, acaba nos fazendo atropelar acidentalmente todos os que estiverem em nosso caminho e, sem perceber, usamos e até ferimos pessoas. Algumas feridas demoram a cicatrizar.

"Ame a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo" Deus não fala para amarmos nossos sonhos como a nós mesmos, nem de dar a vida por um sonho; Ele fala para amarmos nosso irmão, o nosso amigo. "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que este: de dar alguém a vida pelos seus amigos." (João 15:12-13) Não há nada de errado em amar os que estão distantes, mas devemos começar por quem está próximo pois o amor não é uma mera abstração ou um sentimento platônico - é uma prática diária.

Aproveitando este clima de final e início de ano, faça uma "revisão" e veja onde você tem depositado o seu foco, veja por trás da sua retórica de "boas intenções" se você tem demonstrado o amor que diz que tem aos que estão próximos de você. Não adianta profetizar, expulsar demônios ou fazer maravilhas no nome de Cristo. Se não praticamos as palavras dEle, se não soubermos amar, a resposta será "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mt 7:23)

Tenhamos todos um bom (e reflexivo) final de ano.

Um comentário:

Unknown disse...

Lindo lindo!!!
Feliz Natal!!!
Amo vc filha, Izaías!!!