sábado, 24 de dezembro de 2011

Onde você estaria?

Aproveitando esse clima de véspera de Natal, e refletindo tanto no meu devocional de ontem (João 6:22-59) quanto na mensagem do Nosso Pão Diário, eu me lembrei de uma reflexão que há meses já tinha escrito, mas que faltara-me coragem para postar, mas que agora me senti incentivada a passar adiante: 
Hei! Já pensou onde você estaria se Deus não tivesse te resgatado, quem você seria? Ou melhor, já pensou que se Deus não te escolhesse, se Ele não viesse até você, você NUNCA conseguiria ir até Ele?

No dia em que eu refletia neste assunto, estava lendo a 1ª carta de Paulo à igreja de Corinto, que estava enfrentando problemas à beça por causa do orgulho de seus membros. A exortação que o apóstolo faz aos irmãos é perfeita e totalmente cabível nos dias de hoje: "Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" (1Coríntios 4:7) Muitas vezes começamos a nos julgar melhores do que outros, esquecendo que nada do que temos, nem mesmo nossos talentos e dons pertencem a nós, pois tudo recebemos de Deus! Esquecemos que somos indignos, pecadores que NADA merecemos receber de um Deus perfeito que ainda assim transborda bênçãos diariamente sobre nós e nos dá tudo o que necessitamos, independente do que fazemos, pois seu amor é imensurável e incondicional.


Aí, voltando à primeira pergunta, penso aqui comigo: onde eu estaria se Deus não tivesse me resgatado? Mesmo que isso seja um tanto desagradável, eu te convido a fazer uma simulação e analisar o quanto Deus tem feito diferença em sua vida. Se eu me fizesse esta pergunta a um ano atrás, sinceramente vejo que pouco eu poderia dizer, pois apesar de estar já na igreja ainda não tinha realmente me entregue por inteiro e, assim, as maiores transformações que vivi e vivo ainda não tinham acontecido; a conversão é um processo gradativo para muitos, pois não ocorre num passe de mágica e apesar de nos mostrar o caminho a seguir, Deus sempre nos deixa livres para dar um passo após o outro no nosso ritmo. Pois bem, voltando à simulação: numa vida sem Deus, posso imaginar uma garota deprimida no escuro de seu quarto aprisionada por sonhos que se tornaram pesadelos, chorando por se sentir incompreendida, amedrontada e, extremamente, sufocantemente só. Para esta triste garota, só posso ver dois destinos: fracassaria em suas tentativas de fazer cinema e se tornaria uma frustrada qualquer, uma morta-viva sem sentido de ser; ou poderia até conseguir uma carreira promissora, mas independente do filme mais sensacional e provocador que fizesse, da maior polêmica que conseguisse, da obra de arte mais bela que saísse de suas mãos... Ela chegaria em casa após o término de seu trabalho, entraria em seu quarto e veria que tudo aquilo não ajudara em nada a preencher o vazio existencial em sua alma: ela continuaria triste, escravizada por um ridículo senso de dever com uma missão impossível de mudar o mundo, incompreendida pelos demais ao redor, cheia de remorso por abandonar a família em prol da carreira... E totalmente, inegavelmente, profundamente só.

Mas é claro que esta é a minha história e talvez a sua e a de outros seria, assim digamos, menos dramática. Quando olho para meus irmãos nesse aspecto, consigo imaginar facilmente o que seria de alguns ex-drogados, ex-baladeiros, ex-beberrões... E também alguns nerds cujo destino seria mais monótono do que assistir a uma lesma subindo o muro. Há, ainda, irmãos cuja provisão e direção de Deus é tão, TÃO nítida que fica quase impossível imaginar o que seria do cara se Jesus não o tivesse resgatado. Já vi Deus ressuscitar sonhos de infância, cortar vícios, curar traumas e doenças... E algumas dessas coisas eu não apenas vi, mas vivi, experimentando maravilhosamente o agir e o cuidado de Deus em minha vida - uma vida em plena abundância! As palavras de Cristo em João 10:10 não são mera retórica, mas uma promessa viva de nosso Pai celestial que se cumpre e se renova a cada dia. Ao contrário do alguns pensam poraí, Deus não quer que seus filhos tenham uma vida medíocre; é só passear pelos livros da Bíblia e veremos histórias como a de José, um escravo que foi feito braço-direito do Faraó, ou Davi, o franzino pastor de ovelhas que se tornou rei; Ester, rainha e salvadora de seu povo; Moisés, Josué, Gideão, Paulo, Rute... Maria. Há tantos outros nomes, tantas histórias, tanta riqueza; vidas totalmente transformadas, pessoas que podiam ter muitos defeitos, mas que ao se colocarem na dependência de Deus puderam contemplar Sua grandeza e ainda participar de Seus maravilhosos planos!

É isso que acontece quando, por intermédio de nosso aniversariante Jesus, pegamos o "EU" em nossa vida e colocamos um "D" e um "S" nas pontas, deixando que Deus seja o nosso centro, tome conta de tudo o que somos e temos, pois só Ele pode preencher o vazio que há em nós. Não vou negar que passei por dificuldades ou que tive de abandonar algumas coisas; mas quando as entreguei a Jesus, descobri que não tinham valor algum, não faziam mesmo parte de mim e ainda eram na verdade como correntes e vendas que me impediam de ver, de viver todas as coisas maravilhosas que o Pai preparou pra mim.

E aí, o que podemos fazer é agradecer sempre, queridos. Independente das interpéries que você passou até aqui, você está vivo e mais, VOCÊ ESTÁ SALVO DA PIOR DELAS, que é a vida longe dAquele que te criou e que te ama incondicionalmente, independente do quanto você tenha reclamado e murmurado neste ano (é, confesso que fui "profissa" nisso ^^").

Já é quase Natal, vamos lembrar do Deus que se fez carne, nasceu numa estrebaria, viveu, sofreu, morreu e ainda por cima ressuscitou só pra poder ficar com você.

Um Feliz, e Maravilhoso Natal a Todos nós!!!
Que o Aniversariante possa fazer ainda muitos anos dentro de nossos corações.

Nenhum comentário: