sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Josué 3:5

"Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós."

Eu chegava no culto de quarta-feira - pouco depois do louvor ter terminado sua parte e pouco antes de começar a assembleia trimestral da igreja - e o Pr. estava fazendo uma breve reflexão sobre esta passagem bíblica. Ele explicava que Deus não deixaria de fazer Suas maravilhas se o povo não se santificasse, pois a ação de Deus independe da nossa, Ele não precisa de nós pra fazer nada! Se nos calarmos, as próprias pedras clamarão (Lucas 19:40). Quando não nos santificamos, quem perde somos nós: perdemos de ver as maravilhas que Deus faz, perdemos de sentir Sua presença em nós e nosso meio, perdemos de ser usados por Ele e ficamos de fora de bênçãos espirituais inimagináveis. Não é difícil saber se um crente se santifica ou não, pois ele acaba ficando totalmente cego para tudo o que Deus faz e seu foco não são as maravilhas do Pai, mas os erros e defeitos dos outros - se você vai à igreja e nota mais o que seu irmão faz de errado do que o que Deus faz de belo por lá, cuidado!!

Outra coisa, não confunda santificação com simplesmente servir num ministério da igreja, ir aos cultos ou/e entregar dízimos e ofertas - se santificar é seguir os passos de Jesus, é estar em crescente e constante transformação até refletir a imagem dEle em nossas vidas (2ª Coríntios 3:18). Ainda é fresca em minha memória a noite do encerramento da campanha de 40 dias pela Família, quando eu cantara no coral da igreja e, no dia seguinte, lia os e-mails de testemunho de meus irmãos coristas: eram conversões, o sobrenatural de Deus agindo, "suor" nos olhos ao cantar a mais impactante das canções da noite... E percebi que, mesmo estando fisicamente ali e presenciando boa parte daquilo tudo, eu não havia participado. Naquela noite, me preocupei tanto com a afinação, a plateia, minha própria insegurança em não ter me preparado como devia, além do fato de não ter conseguido que nenhum parente meu fosse ao culto de encerramento; e não aproveitei, tampouco senti o agir de Deus tão poderoso à minha frente. Eu estava focada em centenas de coisas, menos aquilo que deveria: simplesmente louvar e adorar ao meu Deus.

E mais algo que eu queria ressaltar na passagem: Josué não disse aos anciãos para se santificarem; não disse aos reis, não disse ao pastor, ou aos diáconos - ele disse a todo o povo. Jovens, velhos, mulheres e homens, com ou sem título, Deus quer que todos nos santifiquemos porque quer que todos usufruamos da vida abundante e única que Ele tem pra nós.

Queridos, santidade é um item fundamental para a vida de todo crente. Não significa ser perfeito, mas buscar a melhora a todo momento, em todos os dias da sua vida, independente de você ter um ou cinquenta anos de vida cristã; não somos perfeitos, mas Deus nos quer santos, separados para Ele e nada mais. Muito mais que esquentar o banco, fomos feitos para participar da obra de Deus no palco da vida, de pegar no batente não porque Ele precise de nós, mas porque nos escolheu pra isso.

Um comentário:

Unknown disse...

Linda mensagem
Tenho poucas alegrias ultimamente.
E você é a maior delas...