segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estômago: Prato cheio do Cinema Curitibano

=(ATENÇÃO: postagem com conteúdo altamente spoiler - ao menos ao meu ver - se você ainda não assistiu ao filme... Não perca tempo, é ótimo!! Assista e delicie-se antes de descobrir os grandes segredos dessa belíssima produção do nosso país =)


Uma excelente direção de fotografia, um roteiro espetacular, uma atuação exemplar: “Estômago” é um filme que fala de hierarquias, poder, sexo, culinária... E trás uma – perdão pelo trocadilho – deliciosa revelação ao final. A trilha sonora é também um dos pontos fortes do filme, contribuindo para a “relação de amor” que se cria entre Raimundo Nonato e os pratos que prepara, relação esta que é simplesmente a essência do filme: a comida com a qual ele seduz, a comida que ele usa como arma, a culinária à qual ele serve e se entrega.

Independente do quanto se defenda o personagem pela sua origem humilde – sendo que nem sequer sabemos o porquê dele aparecer perdido em "Curitiba" (há uma micro-cena em São Paulo), como se a viagem tivesse sido arranjada de última hora – e pelo carisma que sua aparente ignorância provoca, o fato é que é justamente tudo isso que torna Raimundo Nonato uma perfeita caracterização de psicopata (e ao contrário do que se pensa a princípio, essa doença é muito mais comum na sociedade do que se pode imaginar). Um psicopata não é necessariamente um assassino frio e serial killer que mata sem pensar quem estiver por perto. É comprovado pela ciência que existem vários níveis de psicopatia, começando pelo simples sujeito que puxa o tapete dos colegas pra se promover dentro da empresa.

Um psicopata costuma ser uma pessoa inteligente, carismática e persuasiva, que vai conquistando aos poucos a confiança de quem estiver em seu redor, mas que por trás de sua simpatia não mede esforços pra conseguir o que quer e não possui empatia com as outras pessoas, considerando sua satisfação sempre o mais importante.

É o que Nonato faz, através de seu jeito ingênuo e acuado de caipira nordestino, mas que com alguns goles de bebida alcoólica se revela o monstro assassino que é – e isso é muito bem enfatizado até no roteiro, fotografia, montagem e direção de cena do filme, no primeiro momento de fúria, em que Nonato vê sua amada prostituta se despindo e acariciando os clientes da balada onde trabalha e, já alterado, tenta partir pra cima. O que o impede realmente de poder “sair matando todo mundo” é sua estrutura física, mas que não serve de empecilho para um homem que tem inteligência de sobra a usar – e é esse seu maior trunfo, o dom de aprender rápido e ter talento, que o torna um excelente cozinheiro e o faz crescer na hierarquia, tanto dentro como fora da cadeia.

E é essa inteligentíssima surpresa que faz do roteiro de “Estômago” uma das melhores e mais detalhadas retratações de um psicopata na História do Cinema.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

A PEDRINHA









Confie...

As coisas acontecem na hora certa.
Exatamente quando devem acontecer!
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus.

Devocional: "Vocação"

Mensagem extraída do devocional do livro Orvalho da Manhã


"Vede irmãos, a vossa vocação..." I Coríntios 1.26


Recebemos o perdão dos pecados. Fomos salvos. Mas isso é somente o começo. Deus nos toma a Seu serviço e diz "Vede, irmãos, a vossa vocação". Essa vocação não é uma experiência excepcional, mas a realização normal e regular do plano de Deus para a nossa vida.

A cruz de Cristo tinha sido apresentada aos coríntios de tal modo que cada cristão havia encontrado nela sua vocação, que não era reservada a alguns privilegiados, mas destinada a todos os santos.

Além disso, ainda que dirigida a todos, esta vocação é pessoal.

A igreja primitiva compreendera-o, e todos os seus novos convertidos davam testemunhos. Deveria acontecer o mesmo hoje; cada um deveria estar pessoalmente convencido de sua vocação.

Para o crente, a vocação da cruz é uma obrigação, e não uma experiência facultativa. Façamos esta manhã e pergunta: Que quer o Senhor de minha vida? Saulo de Tarso perseguia a igreja, tinha decidido diante de Deus fazer perecer os cristãos. Mas em um momento, tornou-se o apóstolo Paulo. Cristo Se lhe tinha revelado. Desde então, anunciou a cruz que tinha blasfemado, porque tinha tido experiência dela no próprio coração. A comunhão dos sofrimentos de Cristo tornou-se a chave de sua vida. Por ter ele tido uma revelação pessoal da cruz, o evangelho foi pregado até as extremidas da terra.

Essa vocação é oferecida pelo Senhor também a nós. Pelo Espírito Santo, Ele quer dar-nos uma revelação especial da cruz de Jesus Cristo. Que ela seja vivamente pintada aos nossos olhos, que nos livre de todo laço, de todo temor do futuro! Que possamos compreender  que a vocação da cruz é uma coisa pessoal, uma vida de serviço pessoais no poder de Deus.

Aceitemos essa vocação e tudo o que ela significa em manhã de vida e ressurreição! Aceitemos o escândalo, a loucura e o poder da cruz!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Histórico de "identidades visuais" do blog (parte 1)

Este é o que podemos chamar de um post auto-biográfico, ou seja, fútil, supérfluo, pessoal, tosco e sem conteúdo relevante, só porque eu não posto nada a praticamente um mês e fiquei com a consciência pesada. Mas pra quem gosta de "curiosidades" e, principalmente, imagens...
Como podem bem perceber, o layout de meu blog e a paleta de cores mudaram radicalmente no dia de hoje. Motivo? Bom, no post anterior temos um comentário de um anônimo(eita medin bobo) dizendo que a minha identidade visual era "lamentável". E como eu sempre tento atender o mais imediato possível aos anseios do meu público (isso tá parecendo discurso político, blerg) resolvi duma vez por todas sentar em frente ao PC e me concentrar exclusivamente em resolver esse problema, pois há muito eu me questionava sobre a aparência de meu espacinho virtual, insatisfeita com a nova cara que havia dado a ele, mas ao mesmo tempo sem nenhum interesse de voltar a meu velho layout de 2008 / 2009.

Pois bem, e por isso eu mudei. Agora, em comemoração da minha 27ª imagem de capa, disponibilizo a quem tiver curiosidade, todas as imagens que eu fiz ao longo de minha "vida" de blogueira. Comecemos com minhas 8 primeiras versões de capa e logo, quando o blog ainda se chamava psigothic.blogspot.com, uma mistura adolescente de "psicótica" e "gótica", entre 2007 e 2008:

















Na próxima edição dessa série sem utilidade ou algo interessante, veremos então os layouts de 2008/2009, quando cheguei até a sair do pretinho básico pra um branco e, pasmem, até um terrível vermelhão! Que emocionante!! #sarcasm_ON